Cosa sono i 9 tratti?

A Missão de 9Marks

9Marks existe para equipar líderes de igrejas com uma visão bíblica e com recursos práticos a fim de que revelem a glória de Deus às nações através de igrejas saudáveis. Para esse fim, nós desejamos ver igrejas caraterizadas por nove marcas de saúde.

Pregação

O que é?

Um sermão expositivo pega o ponto principal de uma passagem da Escritura, torna o principal ponto do sermão, e aplica-o à vida hoje.

Onde é que está na Bíblia?

  • Segundo as Escrituras, Deus realiza o que ele quer realizar, através da pregação (veja Gn 1:03, Is 55:10-11, At 12:24). Isto significa que se os pregadores querem que seus sermões sejam preenchidos com o poder de Deus, eles devem pregar o que Deus diz.
  • A Bíblia tem muitos exemplos desse tipo de pregação e ensino: os sacerdotes levíticos ensinaram a lei (Dt 33:10), Esdras e os levitas leram a lei e deram o sentido dela (Nm 8:8), e Pedro e os apóstolos expuseram as Escrituras e exortaram os seus ouvintes a responderem com arrependimento e fé (At 2,14-41, 13:16-47).
  • Por outro lado, Deus condena aqueles que “falam de sua própria imaginação, não da boca do Senhor” (Jr 23:16, 18, 21-22).

Por que é importante?

Pregação expositiva é importante porque a Palavra de Deus é o que convence, converte, edifica e santifica o povo de Deus (Hb 4:12; 1 Pe 1:23; 1 Ts 2:13, Jo 17:17). Pregação que faz do ponto principal do texto o ponto principal do sermão, faz com que a vontade de Deus governe a Igreja, não a do pregador.

Teologia Bíblica

O que é?

Teologia bíblica é a sã doutrina; são pensamentos corretos sobre Deus; é a crença que está de acordo com as Escrituras.

Onde está isso na Bíblia?

  1. Toda a Bíblia ensina a sã doutrina.
  2. Muitos livros do Novo Testamento, como as epístolas de Paulo aos Romanos e Efésios, são totalmente cheios de rico ensino doutrinário (veja Rm 1-11 e Ef 1-3).
  3. Os autores do Novo Testamento frequentemente afirmam que a sã doutrina é essencial para cristãos saudáveis e igrejas saudáveis (veja I Tm 1:5. II Jo 1-6 e Tt 2:1:10).

Porque é importante?

Teologia bíblica é essencial para:

  1. Evangelismo. O evangelho é doutrina. Portanto, sã doutrina é necessária para o evangelismo.
  2. Discipulado. Jesus orou “Santifica-os na verdade. A sua palavra é a verdade” (Jo 17:17). Cristãos crescem, aprendendo e vivendo à luz da verdade – em outras palavras, da sã doutrina.
  3. Unidade. De acordo do Novo Testamento, a única unidade verdadeira é a unidade na verdade (I Jo 1:1-4; II Jo 10-11).
  4. Adoração. Adorar a Deus é declarar suas excelências (I Pe 2:9-10) e exaltá-Lo por quem Ele é (Sl 29:2). Verdadeira adoração é uma resposta à sã doutrina.

O Evangelho

O que é?

As boas novas são:

  1. O único Deus santo nos criou à sua imagem para que O conheçamos (Gn 1:26-28)
  2. Mas nós pecamos e assim nos distanciamos dEle (Gn 3; Rm 3:23).
  3. Em seu grande amor, Deus tomou a forma de homem em Jesus, viveu uma vida perfeita, e morreu na cruz, assim cumprindo toda a lei e tomando sobre Si mesmo toda a punição dos pecados daqueles que deixariam seus pecados e confiassem nEle. (Jo 1:14, Hb 7:26, Rm 3:21-26, Rm 5:12-21)
  4. Ele ressuscitou da morte, mostrando que Deus aceitou o sacrifício de Cristo e a ira de Deus contra nós foi esgotada (Atos 2:24, Rm 4:25).
  5. Ele nos chama a arrepender-nos dos nossos pecados e confiarmos em somente Cristo para sermos perdoados (At 17:30, Jo 1:12). Se nos arrependermos dos nossos pecados e confiarmos em Cristo, somos nascidos de novo para uma nova vida, uma vida eterna com Deus (Jo 3:16).
  6. Ele está recolhendo para si mesmo um novo povo entre aqueles que se submetem a Cristo como Senhor (Mt 16:15-19, Ef 2:11-19).

Onde vemos isso na Bíblia?

De toda a Escritura, Romanos 1-4 contêm uma das exposições mais completas do Evangelho, enquanto 1 Coríntios 15:1-4 contêm um resumo conciso do Evangelho.

Porque isso é importante?

  • Um entendimento bíblico do Evangelho é importante porque o Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, sendo assim a única maneira de pecadores serem reconciliados com um Deus santo.
  • Tudo na igreja flui de um entendimento do Evangelho, seja pregação, aconselhamento, discipulado, música, evangelismo, missões, etc.

Conversão

O que é?

Um entendimento bíblico sobre conversão reconhece tanto o que Deus faz quanto o que as pessoas fazem na salvação. Na conversão Deus

  • Dá vida aos mortos (Ef 2:5)
  • Dá visão aos cegos (II Co 4:3-6)
  • Dá os dons da fé e arrependimento (Fp 1:29; At 11:18).

E na conversão, as pessoas

  • Arrependem-se de seus pecados ( Mc 1:15; At 3:19)
  • Creem em Jesus (Jo 3:16; Rm 3:21-26).

Um entendimento bíblico da conversão reconhece que somente Deus pode salvar, e que Ele salva indivíduos, permitindo-lhes responder à mensagem do evangelho através do arrependimento dos pecados e confiando em Cristo.

Onde está na Bíblia?

  • Jesus chamou as pessoas ao arrependimento e para crerem nEle (Mc 1:14). Ele disse que alguém que não nascer de novo não pode entrar no reino dos céus. (Jo 3:1-8).
  • Ao longo do livro de Atos, os apóstolos chamam as pessoas a se converterem de seus pecados e crerem em Cristo (At 2:38, 3:19-20, 10:43, 13:38-39, 16:31, 17:30)

Muitas epístolas descrevem nossa necessidade de se arrepender e crer em Cristo na obra sobrenatural de Deus para alcançar este objetivo (Rm 6:1-23; I Co 2:14-15; II Co 4:3-6; Ef 2:1-10; I Ts 1:9-10; II Tm 2:25-26).

Por que é importante?

Um entendimento bíblico sobre conversão é importante para as igrejas porque

  1. Esclarece como as igrejas devem exortar os não-cristãos – devendo chamar os não-cristãos a se arrepender dos pecados e confiar em Cristo.
  2. Lembra as igrejas que devem confiar em Deus em todos os seus esforços evangelísticos, só Ele pode dar nova vida espiritual.
  3. Ela ensina as igrejas a manter uma clara distinção entre si mesmas e o mundo.
    • A vida dos membros das igrejas devem ser marcadas pelo fruto da conversão,
    • As igrejas devem aceitar para o batismo e a ceia do Senhor somente aqueles que mostram evidencias de conversão.

Igrejas devem evangelizar e ensinar sobre vida cristã, de tal forma que a natureza radical da conversão seja continuamente enfatizada.

Evangelismo

O que é?

Evangelismo é simplesmente dizer aos não-cristãos as boas novas sobre o que Jesus Cristo fez para salvar os pecadores. A fim de evangelizar biblicamente você deve:

  1. Pregar todo o evangelho, mesmo a dura notícia sobre a ira de Deus contra o nosso pecado.
  2. Chame as pessoas a se arrependerem de seus pecados e confiar em Cristo.
  3. Deixe claro que crer em Cristo é dispendioso, mas vale a pena.

Onde está na Bíblia?

A Escritura contém muitos ensinamentos sobre evangelismo (Mateus 28:19-20; Romanos 10:14-17; 1 Pedro 3:15-16) e exemplos sobre pregação evangelística (veja Atos 2:14-41, 3:12-26, 13:16-49, 17:22-31). Além disso, toda a vez que a Escritura fala sobre o evangelho, ela está nos ensinando o que devemos compartilhar quando evangelizamos (veja, por exemplo, Rm 1-4 e 1 Co 15:1-4).

Por que é importante?

  1. Quando a igreja não tem um entendimento bíblico sobre o evangelho, ela não evangeliza, ou ela compartilha uma mensagem que não é o evangelho, ou evangelizam de maneira enganosa e manipulativa.
  2. Por outro lado, uma compreensão bíblica de evangelismo esclarece o nosso papel na missão que Deus deu à Igreja: devemos pregar a boa notícia sobre o que Cristo fez e orar para que Deus traga pessoas a crer.

Membresia

O que é?

De acordo com a Bíblia, membresia em uma igreja local é um compromisso que todo cristão deveria fazer, que inclui frequentar, amar, servir e submeter-se a uma igreja local.

Onde vemos isso na Bíblia?

  1. Durante toda a história do Velho Testamento, Deus fez uma distinção clara entre o Seu povo e o mundo (Lv 13:46, Nm 5:3, Dt 7:3).
  2. Cristo disse que entrar no reino de Deus significa estar ligado a uma igreja aqui na terra (Mt. 16:16-19, Mt 18:17-19). E onde vemos essa igreja aqui na terra? Na igreja local.
  3. O Novo Testamento faz menção especificamente de pessoas que estão dentro de uma igreja e outras pessoas que estão fora da igreja (1 Co 5:12-13). Isso é muito mais do que uma simples associação.
  4. A igreja em Corinto consistia em um número definido de membros, tanto que Paulo refere-se a punição imposta por uma maioria (2 Co 2:6).
  5. Além da realidade da membresia, o Novo Testamento também menciona dezenas de vezes ‘um a outro’ que foi escrito as igrejas locais, que nos ajuda a entender em termos práticos como é a membresia em uma igreja local.

Por que é importante?

Membresia bíblica é importante porque a igreja apresenta ao mundo o testemunho do próprio Deus. A igreja exibe a Sua glória. Por causa da membresia da igreja, os não-crentes deveriam enxergar nas vidas transformadas do povo de Deus que Deus é tanto santo como gracioso e que seu Evangelho é poderoso para salvar e transformar pecadores.

Disciplina

O que é?

  • Em um sentido amplo, a disciplina da igreja é tudo aquilo que a igreja faz para ajudar seus membros na busca da santidade e luta contra o pecado. Pregação, ensino, oração, adoração corporativa, relações de prestação de contas, e supervisão piedosa por pastores e presbíteros são todas as formas de disciplina.
  • Em um sentido mais restrito, a disciplina da igreja é o ato de corrigir o pecado na vida do corpo, incluindo a possibilidade de, em uma etapa final, excluir um cristão confesso da membresia da igreja e da participação na Ceia do Senhor, por causa de um grave pecado sem arrependimento (veja Mt 18:15-20, 1 Co 5:1-13).

Onde está na Bíblia?

  • O Novo Testamento instrui a disciplina corretiva (excluindo pecadores não arrependidos da membresia da igreja) em passagens como Mateus 18:15-17, 1 Coríntios 5:1-13, 2 Coríntios 2:6 e 2 Tessalonicenses 3:6-15.
  • O Novo Testamento fala sobre a disciplina formativa (nossos esforços para crescer em santidade juntos) em inúmeras passagens sobre a busca da santidade e da edificação uns dos outros na fé, tais como Efésios 4:11-32 e Filipenses 2:1-18.

Por que é importante?

Pense em disciplina como uma estaca que faz a árvore crescer reta, como um conjunto extra de rodas para bicicleta, ou como as horas intermináveis de prática de um músico. Sem disciplina, nós não cresceremos como Deus quer que cresçamos. Com disciplina, nós iremos, pela graça de Deus, produzir frutos pacíficos de justiça (Hb 12:5-11).

Discipulado

O que é?

A Escritura ensina que um cristão vivo é um cristão em crescimento (II Pe 1:8-10). A Escritura também ensina que nós crescemos não somente pela instrução, mas também pela imitação (I Co 4:16; 11:1). Portanto, as igrejas devem exortar seus membros a crescerem em santidade e ajudar os outros a fazerem o mesmo.

Onde está na Bíblia?

  • Pedro exorta seus leitores a crescerem na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (II Pe 3:18).
  • Paulo exorta os Efésios a crescerem falando a verdade em amor uns pelos outros (Ef 4:15).
  • Muitas passagens na Escritura nos instruem a imitar líderes piedosos (Fp 4:9; Hb 13:7).

O ponto é que, segundo a Escritura, todos os cristãos devem crescer em Cristo, imitar outros cristãos piedosos, e incentivar outras pessoas em seu crescimento em Cristo.

Por que é importante?

  1. Promover o discipulado bíblico e crescimento é importante porque nenhum de nós somos produtos acabados. Até que morramos, todos os cristãos vão lutar contra o pecado, e precisamos de toda a ajuda que pudermos obter nesta luta.
  2. Se uma igreja negligencia discipulado e crescimento, ou ensina uma versão distorcida e anti-bíblica, irá desencorajar os cristãos genuínos e erroneamente assegurar falsos cristãos. Por outro lado, se uma igreja promove uma cultura de discipulado cristão e crescimento, vai multiplicar os esforços dos crentes a crescer em santidade.
  3. Uma igreja que não está crescendo na fé acabará por proporcionar um testemunho insalubre para o mundo.

Liderança

O que é liderança?

A Bíblia ensina que cada igreja local dever ser conduzida por uma pluralidade de homens piedosos e qualificados.

Onde vemos isso na Bíblia?

Paulo estabelece as qualificações para os líderes em 1 Timóteo 3:17 e Tito 1:5-9. Versículos que demonstram uma pluralidade de líderes em uma única igreja local inclui Atos 14:23, Atos 20:17, 1 Timóteo 4:14, 1 Timóteo 5:17 e Tiago 5:14.

Porque é importante?

Deus abençoa igrejas com líderes a fim de

  • apascentar as ovelhas de Deus com a Palavra de Deus (Jo 21:15-17),
  • guiar o rebanho (1 Tim 4:16, 1 Pd 5:3, Hb 13:7),
  • e proteger o rebanho de agressores (Atos 20:27-29, 2 Tim 4:3,4, Tito 1:9),
  • enquanto protege a si mesmo e a igreja através da sabedoria da pluralidade (Pv 11:14, Pv 24:6).

O ponto final? Liderança bíblica na igreja é importante porque, sem ela, o povo de Deus é como ovelhas sem pastores.